Forró

Forró no Nordeste do Brasil. Entre vários ritmos diferentes que são comumente identificados como Forró destacam-se o Baião, o Coco, o Rojão, a Quadrilha, o Xaxado e o Xote, o Forró Universitário e o Forró Eletrônico.

Possui semelhanças tanto como Toré e o arrastar dos pós dos índios quanto com os ritmos binário portugueses e holandeses, com o balançar dos quadris dos africanos. A dança do forró têm influência direta das danças de salão européia.

O Forró é especialmente popular nas cidades de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró, São Miguel e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió e Recife, onde são promovidas grandes festas que duram a noite toda. Forró também é o nome dado a estas festas.

ORIGEM DO NOME

O termo Forró, segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, notável estudioso das manifestações culturais populares, vem da redução da palavra Forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão, desordem.

Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é frequente associar a origem da palavra Forró à expressão da língua inglesa “For All” (para todos). Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do Século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja For All. Assim, For All passaria a ser, no vocabulário do povo nordestino, Forró (a pronúncia mais próxima). Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco do início do Século XX pela Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade.

Apesar de jocosa a versão, não há sustentação para tal origem do termo, pois 1937, cinco anos antes da instalação da referida base, a palavra Forró já se encontrava registrada na história musical através da gravação fonográfica de “Forró da Roça”, canção composta pelos autores Manuel Queirós e Xerém.

GÊNEROS MUSICAIS

O Forró é uma dança composta de gêneros musicais que predomina principalmente na Região Nordeste do Brasil mas se espalha com sucesso por todo o território nacional.

Composto basicamente de Xote, Baião, Xaxado e Coco, o forró também apresenta outra divisão: Forró Eletrônico, Forró Pé-de-Serra e Forró Universitário.

ARTISTAS CONSAGRADOS

Existem diversos artistas que entre outras modalidades também contribuíram, sejam como compositores ou intérpretes, para a formação dos diversos gêneros do Forró. Aqui constam artistas de qualidade desse gênero cujas letras são de extrema qualidade musical: Alceu Valença, Chico Salles, Dominguinhos, Elba Ramalho, Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro, Luis Gonzaga, Sivuca, Trio Nordestino e Zé Ramalho, entre outros que fazem sucesso.

A DANÇA

O Forró é dançado em duplas, casais, que executam diversas evoluções, diferentes para o Forró Nordestino e o Forró Universitário. A diferença principal entre esses dois forrós é que o Nordestino tem mais malícia, sensualidade, e exige mais cumplicidade dos parceiros. O Forró Universitário tem mais evoluções, mais “passos”. O modo de dança no Forró Universitário é o dois-dois, e os passos principais sâo: a “Dobradiça” (abertura lateral como uma porta), A “Caminhada” (que ao invés de ir para os lados, caminha para a frente ou para atrás), a “Comemoração” (estilo de balançada com a perna do cavalheiro no meio da perna da dama), o giro simples, o giro do cavalheiro, o “Oito” (quando o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro), e no Forró Nordestino o modo de dança é o um-um (para frente e para trás) são: a levantada de perna e a “testada” (o cavalheiro e a dama enconstam a testa).

O Forró já faz parte do dia dia do povo nordestino em especial. No entanto, é durante as comemorações das Festas Juninas que esse gênero é mais difundido e apreciado por todos, apesar de o mesmo ser tocado durante o ano inteiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: